top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorEtiene Bahé

Governança ágil para evitar os cyber riscos no Trend Talk SUCESU PE

Por : Etiene Bahé O Brasil é hoje o segundo alvo de cyber ataques no mundo. O Governo é o segundo mais afetado, perdendo apenas para o setor financeiro. Desde que as organizações passaram a digitalizar seus ativos que o problema veio à tona. O assunto foi abordado pelo líder da mentoria ITXPRO e expert em Governança, Risco e Compliance, Roberto Arteiro, durante o Trend Talk, promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (SUCESU PE), realizado na terça-feira (26 de julho), no restaurante Spettus, em Boa Viagem.

Para Arteiro o motivo é a falta de governança ágil nesse cenário de cyber riscos. “O mundo dos cyber riscos mudou o tipo de governança. É preciso monitorar riscos e não brincar de fazer gestão. Vocês (gestores de TI) possuem um Comitê de Governança nas suas instituições como tem que ser? Formado pelo Conselho de Administração, Escritório de Governança, Comitê de Auditoria, Conselho Fiscal e Comitê de Ética?”, indagou.

Em um mundo cada vez mais inseguro, onde só guardar dados em uma só nuvem deixou de ser a solução, é preciso cuidado. O modelo de segurança tem que ser modificado, bem como a forma de fazer governança. “Deem adeus aos projetos. O conceito agora é de produto. Não tem começo, meio e fim. É dinâmico. Devemos inovar também na governança. O grande desafio é que a governança precisa de controle e a inovação, de liberdade. Daí, onde surge o modelo de governança ágil para que se tenha controle sem engessar a inovação”.

O evento exclusivo para convidados e associados da SUCESU PE reuniu gestores públicos e privados de TI e empresários. A mentoria ITXPRO é um programa de alta performance em práticas de Gestão e Governança de I&T para ajudar a resolver problemas complexos do dia a dia.

Seja um Associado e garanta sua participação em todos os nossos Trend Talk. Contato: (81) 97901-8276.


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page