top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

SERVER e o SERVANT na Tecnologia

Por Cláudio Alcoforado

Os problemas de Hardware e de Software podem ser resolvidos com investimentos em Servidores e em líderes técnicos seniores, mas há outros tipos de Servidores que podem contribuir para a melhoria da qualidade e da produtividade dos times envolvidos, são os

Servidores líderes em gestão.


Server e Servant, duas palavras em inglês que, em portugues, podem ser traduzidas para a mesma palavra: "Servidor". A primeira é largamente utilizada no dia a dia dos técnicos de T.I. e a segunda ganhou relevância quando, em 1998, James C. Hunter escreveu o livro The Servant, traduzido para o português como O Monge e o Executivo.

Na formação de Tecnologia se estuda muito sobre fazer a gestão de servidores físicos, virtuais, na nuvem, etc. Mas pouco se vê sobre gestão de pessoas e, muita gente da área de T.I. já bem no começo da carreira, se vê envolvida com tarefas de liderança de recursos humanos.

No caso do livro, The Servant seria melhor traduzido como "O Servo", livro com um subtítulo de "Uma História Simples sobre a Verdadeira Essência da Liderança". No livro, o objetivo principal é tratar sobre como a autoridade diz muito a respeito do indivíduo, sobre a sua postura como pessoa e, diferente do poder, ela não pode ser comparada, doada, tomada e nem vendida. A chave para ser um bom lider é executar as tarefas enquanto se relaciona bem com as pessoas a sua volta.

Aconteceu comigo de, logo aos 21 anos de idade, começar a prestar contas sobre os resultados de atividade de alguns colegas e, ao longo da minha carreira, passei a estudar como fazer a gestão de forma a obter os melhores resultados dessas pessoas e, uma das leituras que muito me influenciou foi o livro do Sr. Hunter.

Hoje, sigo comprometido com tudo que aprendi e envolvido com negócios que estimulam o bom ambiente de trabalho e perseguem certificações como a de GPTW.

Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology uma fábrica de software certificada CMMI-DEV e GPTW, especialista em executar projetos de software para empresas privadas e públicas em diversos estados do Brasil, e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).

@claudioalcotorado

@bluetechnology_


9 visualizações0 comentário
bottom of page