top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

Problemas Complexos, resolvidos com Design Thinking

Por Cláudio Alcoforado Na tradução ao pé da letra teremos algo como “pensar design”, ou seja, uma forma de pensar para resolver problemas e inovar de modo a privilegiar o design. Mas design que falamos aqui não é apenas o design estético, é um design de usabilidade, afinal, as coisas precisam ser usuais e não apenas bonitas.


Neste sentido, o termo Design Thinking ganha força, pois é um processo ou uma abordagem que visa resolver problemas complexos e inovar de modo que o usuário ou cliente final seja o principal impactado. Na verdade, quem determina o que é inovação ou não é o usuário/cliente final, de nada adianta a empresa criar um super projeto de produto e seu cliente não o considerar inovador.


O tema Design Thinking na Resolução de Problemas Complexos, foi tratado no evento mensal do Clube da T.I. da SUCESU PE em palestra de Sarah Branco, CEO da M. Branco Consultoria e Treinamento.


Presente no evento, Milca Ribeiro, opinou que “a Gestão de Processos ou o mapeamento de processos ou, ainda, BPM – sigla para Business Process Management... qualquer que seja sua nomenclatura, o bacana é enxergar pelo olhar do outro, pensar em fazer diferente pra fazer melhor, adaptar, inovar, criar... sou uma apaixonada por esse tema, que abracei como profissão.”


Milca considerou a temática importantíssima nas organizações com uma abordagem muito leve e prazerosa. E destacou a citação de um dos slides da apresentação, que é fundamental em toda e qualquer organização (e até mesmo em nossa vida pessoal) : “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.


O termo Design Thinking começou a ficar mais popular a partir de 2009, principalmente, com a ascensão da consultoria IDEO, uma das consultorias em design mais famosas do mundo, fundada pelos irmãos David Kelley e Tom Kelley em 1991. O uso do termo Design Thinking já é reconhecido muito antes desta data, a noção de design como uma “forma de pensar” tem sua origem traçada a partir de 1969, nas ciências, no livro The Science of the Artificial, de Herbert A. Simon e mais especificamente na engenharia, a partir de 1973, com Experiences in Visual Thinking, de Robert McKim.






















Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).


Milca Ribeiro é Especialista em Gestão de Projetos e Processos | Universidade Católica de Pernambuco


Fonte de consulta: Kleber Donady em

https://beable.com.br/o-design-thinking-como-uma-vantagem-competitiva-para-pequenas-medias-e-grandes-empresas/

@claudioalcoforado

@bluetechnology_

@milca_ribeiro

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page