Por Cláudio Alcoforado Na tradução ao pé da letra teremos algo como “pensar design”, ou seja, uma forma de pensar para resolver problemas e inovar de modo a privilegiar o design. Mas design que falamos aqui não é apenas o design estético, é um design de usabilidade, afinal, as coisas precisam ser usuais e não apenas bonitas.
Neste sentido, o termo Design Thinking ganha força, pois é um processo ou uma abordagem que visa resolver problemas complexos e inovar de modo que o usuário ou cliente final seja o principal impactado. Na verdade, quem determina o que é inovação ou não é o usuário/cliente final, de nada adianta a empresa criar um super projeto de produto e seu cliente não o considerar inovador.
O tema Design Thinking na Resolução de Problemas Complexos, foi tratado no evento mensal do Clube da T.I. da SUCESU PE em palestra de Sarah Branco, CEO da M. Branco Consultoria e Treinamento.
Presente no evento, Milca Ribeiro, opinou que “a Gestão de Processos ou o mapeamento de processos ou, ainda, BPM – sigla para Business Process Management... qualquer que seja sua nomenclatura, o bacana é enxergar pelo olhar do outro, pensar em fazer diferente pra fazer melhor, adaptar, inovar, criar... sou uma apaixonada por esse tema, que abracei como profissão.”
Milca considerou a temática importantíssima nas organizações com uma abordagem muito leve e prazerosa. E destacou a citação de um dos slides da apresentação, que é fundamental em toda e qualquer organização (e até mesmo em nossa vida pessoal) : “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. ”
O termo Design Thinking começou a ficar mais popular a partir de 2009, principalmente, com a ascensão da consultoria IDEO, uma das consultorias em design mais famosas do mundo, fundada pelos irmãos David Kelley e Tom Kelley em 1991. O uso do termo Design Thinking já é reconhecido muito antes desta data, a noção de design como uma “forma de pensar” tem sua origem traçada a partir de 1969, nas ciências, no livro The Science of the Artificial, de Herbert A. Simon e mais especificamente na engenharia, a partir de 1973, com Experiences in Visual Thinking, de Robert McKim.
Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).
Milca Ribeiro é Especialista em Gestão de Projetos e Processos | Universidade Católica de Pernambuco
Fonte de consulta: Kleber Donady em
https://beable.com.br/o-design-thinking-como-uma-vantagem-competitiva-para-pequenas-medias-e-grandes-empresas/
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