top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

Artigo: Repórteres do Watergate alertam para as limitações da IA




Carl Bernstein e Bob Woodward foram os repórteres no centro do escândalo Watergate e da queda do presidente Nixon em 1972.

Em artigo publicado pela BBC, O repórter norte-americano Carl Bernstein alertou que a inteligência artificial (IA) é uma "força enorme" que coloca desafios para o futuro do jornalismo.

Bernstein disse que "a verdade é a linha de fundo para qualquer coisa em sua vida.

Precisamos saber o que é real em oposição ao que é falso. A imprensa é o elemento essencial em uma comunidade para conseguir isso."

Questionado sobre o porquê de alguém se tornar repórter hoje, ele disse encontrar "a melhor versão possível da verdade".

O programa Chat GPT, que usa IA, tornou-se amplamente utilizado no ano passado, foi utilizado para produzir um texto sobre os dois jornalistas veteranos dos EUA.

Ele resumiu brevemente quem eles eram e disse que seu trabalho "inspirou uma nova geração de jornalistas e estabeleceu um novo padrão para a reportagem investigativa"

Bernstein disse que não ficou encantado com o trecho e o descreveu como "um mescla de coisas que foram escritas sobre nós".

Ele reconheceu parte dela a partir de um folheto usado para a conferência que eles participaram. Apesar de serem os estágios iniciais da inteligência artificial, ele disse: "A IA é uma força enorme com a qual teremos que lidar neste mundo".

Discutindo as limitações da IA, Woodward disse: "Posso ligar para o Pentágono e dizer: 'Eu gostaria de falar com o presidente do Joint Chiefs, o principal militar', e ele vai falar ou talvez não. Al não pode fazer isso".

A dupla de jornalistas é reverenciada no jornalismo americano por suas reportagens premiadas, e seu livro sobre Watergate foi adaptado para o cinema em Todos os Homens do

Presidente. O filme foi exibido a partir de 1976 e teve Robert Redford como Woodward e Dustin Hoffman como Bernstein.

Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology uma fábrica de software certificada CMMI-DEV e GPTW, especialista em executar projetos de software para empresas privadas e públicas em diversos estados do Brasil, e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).

Fonte: Woodward and Bernstein: Watergate reporters warn of the limitations of Al

por Emma Petrie.


19 visualizações0 comentário
bottom of page