top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorCláudio Alcoforado

Fazer o DEV feliz e obter bons resultados

Por Cláudio Alcoforado Onde está a mão de obra especializada de T.I.? Por que, em muitos casos, um DEV rejeita propostas para ganhar mais dinheiro? Iniciei minha carreira de DEV e, em pouco tempo, estava respondendo pelo resultado de pelo menos outros dois jovens DEVs. Apanhei um bocado, mas também não dei a melhor vida para eles. Tudo porque não havia sido treinado para liderar, e o meu gestor era adepto do “comando e controle”.


Mas a minha sorte mudou. Eu trabalhava já para o Sr. JCPM, um empresário sempre antenado com tudo que há de moderno em Varejo, Logística, Tecnologia e em Gestão. E ele sempre procurou se cercar de executivos que entregam. Logo comecei a receber capacitação em melhores técnicas de gestão e liderança.


Hoje vejo situações semelhantes de gestores de projetos, muito bem qualificados em técnicas de gestão ágil e, sobretudo, tech leaders, muito bem capacitados em tecnologia, mas ambos com carência de desenvolver habilidades que criem uma boa relação entre os líderes e os squads, fator essencial para a retenção dos bons desenvolvedores.


Empresas que desenvolvem software devem dedicar esforço e capital no desenvolvimento de skills de liderança e estruturar um RH que esteja permanentemente ligado nesta capacitação, no estímulo às melhores práticas de relacionamento interpessoal e na execução de atividades que provoquem um bem-estar no ambiente de trabalho, seja ele presencial, remoto ou híbrido, para que os times de desenvolvimento se engajem nos resultados e mantenham o propósito de

trabalhar nestas organizações.


Anos mais tarde, voltei a trabalhar para o Sr. JCPM, já em outro negócio, e voltei a receber generosas cargas de habilidades em gestão e liderança.


Hoje, sigo comprometido com tudo que aprendi e envolvido com negócios que estimulam o bom ambiente de trabalho e perseguem certificações como a de GPTW.


Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology uma fábrica de software certificada CMMI-DEV e GPTW, especialista em executar projetos de software para empresas privadas e públicas em diversos estados do Brasil, e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).

@claudioalcoforado

@bluetechnology_





21 visualizações0 comentário
bottom of page