CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

  • Sucesu PE

Coluna Tech

Atualizado: 24 de out.


Profissões em alta


Segundo o Edital Concursos Brasil, as profissões mais demandadas hoje no País são:

Analista de Business Intelligence - especialista responsável por construir estratégias para marcas e negócios eficientes; Desenvolvedor Mobile - encarregado de programar, projetar e desenvolver aplicativos e softwares que sejam pensados para os dispositivos mobile, como celulares; Executivo de Vendas -Geralmente, este cargo é destinado para profissionais que vão atuar na venda de soluções tecnológicas e de alta performance em mídias; Coordenador de Marketing Digital – para gerenciar a imagem de uma marca no ambiente virtual; Gerente de Recrutamento e Seleção – especialista em selecionar bons e talentosos profissionais; Gerente de Logística - encarregado em gerenciar a circulação de mercadorias e serviços dentro e fora da empresa; Especialista em SEO – capaz de posicionar sua marca em boas posições na pesquisa do Google; Desenvolvedor de Softwares - o tradicional programador. Sua função é encontrar e desenvolver soluções que atendam às necessidades de um negócio; Gerente de Desenvolvimento de Negócios - cuida das parcerias e do relacionamento da empresa com as demais; Coordenador de Mídias e Performance - traça estratégias e monitora o desempenho da empresa nas mídias sociais e digitais; Médico - sempre será uma profissão em alta; Analista de Planejamento Financeiro - profissional que analisa, ajusta ou faz melhorias no planejamento financeiro de uma empresa; Gerente de Produtos – convence que o produto é bom e consegue vendê-lo; Engenheiro de Produção - considerada uma engenharia coringa, por abranger diversas área.


Mão de obra qualificada

O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar gargalos futuros por causa de mão de obra e orientar a formação profissional da base industrial do país, apresentou um cenário bem preocupante. Até 2025, o Brasil vai precisar qualificar 9,6 milhões de pessoas, apenas em ocupações industriais.

O documento revela que a demanda virá principalmente do uso de novas tecnologias e de mudanças na cadeia produtiva. As empresas de eletromobilidade podem ter dificuldades em atender a suas demandas crescentes, caso não façam um trabalho proativo junto aos jovens e aos profissionais que desejam trabalhar no setor, mas que ainda necessitam de qualificação técnica.

Fonte: TecMundo



Brasileiros On

Segundo pesquisa realizada pela NordVPN, apenas com maiores de 18 anos, os brasileiros passam uma média de 91 horas por semana conectados. O que representa 41 anos na internet em relação à expectativa média de vida de uma pessoa no Brasil, que atualmente é de 75,9 anos.

A NordVPN também revela que muitos brasileiros compartilham excessivamente informações pessoais, como nomes e sobrenomes (91,5%), data de nascimento (86,1%), endereço completo (81,4%), status de relacionamento (43,9%), cargo (40,6%) e informações bancárias (29%). Um perigo. Disse ainda que 43,5% dos entrevistados dependem da internet para realizar seus hobbies e 36% afirmam que não se imaginam sem usar a internet. Vale ressaltar que, conforme levantamento do TIC Domicílios, cerca de 81% da população brasileira tem acesso à internet.


Avatares 3D

Os novos avatares 3D do Facebook chegam ao Brasil. O anúncio foi feito pela Meta durante o Meta Summit Latam (23/05), uma série de eventos que trata da inovação e criatividade tendo como foco o metaverso. Os avatares 3D permitem ao usuário criar a sua própria versão digital para usar na rede social.

As figuras virtuais podem ser personalizadas para ficarem ainda mais parecidas com a imagem real da pessoa, incluindo tons de pele, cabelo, roupas e até mesmo cadeira de rodas, aparelhos auditivos e implantes cocleares. Podem ser usadas na foto de perfil, nos comentários, bate-papos, adesivos e stories. A capacidade de criar um avatar no Instagram e utilizá-lo no Facebook e no Messenger também estará disponível.


Uber exigirá selfies

A Uber decidiu atender demanda dos motoristas da plataforma e anunciou (23/05) que passará a exigir uma selfie dos passageiros que solicitarem corridas a serem pagas em dinheiro. A ferramenta, batizada de “U-Selfie”, foi desenvolvida com apoio de pesquisas internas com os motoristas. Porém, em um primeiro momento, será exigida apenas para novos cadastros ou usuários que não tenham fornecido dados de um meio de pagamento digital, como um cartão de crédito ou débito.

A imagem será verificada junto com outros dados, como a verificação do CPF nas bases de dados dos sistemas de proteção ao crédito e outros documentos, como RG e CNH. As selfies não serão compartilhadas com os motoristas e não passarão por nenhum tipo de verificação biométrica. E ficarão armazenadas nos servidores da empresa, podendo ser consultadas pela polícia no caso de investigações de eventuais crimes.

Fonte: Olhar Digital

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um

Apagão de mão de obra A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, estima que, até 2025, sejam criadas 800 mil novas vagas na área de