top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

Coluna Tech | Junho

Por Etiene Bahé Clube da TI

Na próxima terça (13 de junho) tem Clube da TI com Ariano Neves, Superintendente de Infraestrutura e Conectividade da ATI-PE. Ariano vai falar sobre "Estratégia de adoção da tecnologia de nuvem e investimentos em infraestrutura computacional da ATI." O evento que reúne mensalmente a comunidade de TI será no Empório Barrozo, a partir das 18h. Inscrições gratuitas no Sympla. Uma oportunidade de rever amigos, fazer networking e ouvir música boa. O consumo é individual.



Trend Talk sobre IA

A Sucesu PE promoveu evento sobre o uso corporativo de Inteligência Artificial no dia 31 de maio, na Livraria Jaqueira do Paço. E para falar de IA convidou quem manja muito do assunto: Álvaro Pinheiro, coordenador de Sistemas, Automação Digital e Inovação da PGE/PE provou através de estudos que não dá para competir com a IA. Por isso as pessoas não devem ficar à margem dessa revolução;


Manoel Amorim, sócio na Facilit Tecnologia Ltda, abordou o ChatGPT, como a IA pode auxiliar na vida prática e quais pontos devem ser levados em consideração e em que momento deve haver a intervenção humana na tomada de decisões. Já Hamilton Alves, CEO da Fábrica de Negócio e SkyeTech, destacou a importância da IA como ferramenta importante e eficiente, que auxilia na tomada de decisões assertivas e ágeis”.



Coisa de cinema?

Um assunto que vem repercutido na imprensa é a fala do chefe de Testes e Operações de IA da Força Aérea dos Estados Unidos, coronel Tucker Hamilton.


Durante uma conferência em Londres ele disse: “Nós estávamos treinando uma simulação para [o drone] identificar e alvejar uma ameaça de míssil terra-ar. Aí o operador disse, sim, destrua o alvo. O sistema começou a entender que, enquanto ele identificava o alvo, de vez em quando o humano dizia para ele não atingir, mas isso tirava seus pontos por destruir o alvo". Parece filme, mas não é.


Ciberataques aos governos

O setor governamental é o segundo mais atacado em todo o mundo. Vem recebendo 1.564 ataques por semana, número que aumentou 20% em relação a 2022, de acordo com o Relatório de Inteligência de Ameaças da Check Point Software. No Brasil, o cenário é o mesmo. O Governo é também o segundo setor mais atacado, com 2.420 ataques semanais por organização, só nos últimos seis meses


IA e seu 1º hit

Uma música produzida por Inteligência Artificial bombou no Tik Tok. Foi tocada 10 milhões de vezes até ser derrubada por gravadora Universal Music por conta dos direitos autorais.

Detalhe: além da gravação ter vozes falsas de Drake e The Weeknd, é de péssima qualidade, cheia de falha no vocais, mas teve algo que encantou. Do contrário não teria virado hit, o 1º hit viral gerado por algoritmo.


Charge sobre IA

Viralizou nos grupos de WhatsApp das comunidade de TI a charge publicada no site da empresa Cingo sobre IA. Diz assim:

Figura 1 - Você se preocupa com o avanço da Inteligência Artificial?

Figura 2 – Não, eu me preocupo com o retrocesso da inteligência natural.

Para pensar...

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Coluna Tech

By Etiene Bahé Clube da TI Tem Clube da TI na QUARTA-FEIRA (16) com a CEO da M Branco Consultoria e Treinamento. Sarah Branco vai falar sobre "Design Thinking na Resolução de Problemas Complexos". O e

bottom of page