top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

Coluna Tech

Atualizado: 13 de jul. de 2023

CLUBE DA T.I.

A comunidade de TI se reunirá mais uma vez no dia 09 de maio, a partir das 18h, no Frege. O evento organizado pela SUCESU PE promete muito networking, música boa e debate de temas que estão na pauta. Os convidados ainda serão divulgados pelas redes sociais da entidade.


Inclusão Digital na Comunidade Quilombola

A festa de inauguração do 1º Ponto de Inclusão Digital Quilombola será no próximo dia 6, às 11h, no Quilombo das Águas Claras, no município de Triunfo. Na programação, Grupo de Coco Tradição Quilombola, Maculelê Quilombo Águas Claras, Orquestra Sinfônica Izaias Lima, Caretas de Triunfo e Forró Pé-de-Serra.

Visita à ATI

A diretoria da SUCESU PE visitou o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI PE), Allan Araújo, no último dia 02. O objetivo do encontro foi unir forças para o fortalecimento da execução de projetos, entre eles, o de capacitação de mão-de-obra de TI, haja vista a necessidade no mercado.


Projeto das Fake News é adiado

A Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto das Fake News. Motivo: medo de que o número de votos não fosse suficiente para aprovar a proposta, depois de forte pressão das big techs como Google, Tik Tok e Meta -controladora do Facebook. O PL das Fake News prevê regras para plataformas digitais com mais de 10 milhões de usuários mensais no País.


O projeto busca estabelecer a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e prevê novas regras de uso para redes sociais, ferramentas de busca e aplicativos de mensagem instantânea. E vem sendo interpretado por muitos como censura.


Ranking de leitura online

Os brasileiros ocupam o primeiro lugar do pódio quando o assunto é leitura de notícias via internet. 80% dos leitores preferem a leitura digital. No primeiro trimestre desse ano, as regiões com maior alcance médio diário nas notícias jornalísticas foram Salvador (5%), Recife (4,2%), Rio de Janeiro (4,1%), Vitória (4%) e Curitiba (3,9%).

Fonte: Target Group Index Global Quick View.


App usa I.A. na educação

Pedro Lucca, de 23 anos de idade, CEO da Ursula, criou um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para acelerar o processo de aprendizado de estudantes. O app funciona como um tutor para crianças e jovens de 8 a 14 anos, para suplementar o aprendizado da escola.


A I.A. será capaz de identificar as dificuldades de cada aluno e os assuntos que mais despertam sua curiosidade, tornando o aprendizado mais dinâmico e personalizado para a geração digital. O app também terá uma plataforma para os pais que poderão acompanhar o progresso dos seus filhos em tempo real e identificar suas dificuldades, além de conteúdos educacionais e um espaço de comunidade.


Chat GPT: novas oportunidades

O ChatGPT não só veio para tirar empregos, mas para proporcionar o aparecimento de novos empregos. Esta é a visão de William Colen, Líder de Inteligência Artificial em Take Blip, empresa de tecnologia com atuação no mercado conversacional, que atende grandes empresas e marcas como Claro, Dell, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat.


Os profissionais de Ciência da Computação, Linguística Computacional, Jornalismo e criadores de conteúdo devem ficar de olho nas oportunidades que podem surgir com a tecnologia e se preparar para abraçá-las. Entre as soft skills mais importantes para esse nicho estão o perfil analítico, a comunicação, relacionamento com o cliente, compreensão do negócio do cliente e agilidade para adaptação e evolução.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Coluna Tech

By Etiene Bahé Clube da TI Tem Clube da TI na QUARTA-FEIRA (16) com a CEO da M Branco Consultoria e Treinamento. Sarah Branco vai falar sobre "Design Thinking na Resolução de Problemas Complexos". O e

Coluna Tech | Junho

Por Etiene Bahé Clube da TI Na próxima terça (13 de junho) tem Clube da TI com Ariano Neves, Superintendente de Infraestrutura e Conectividade da ATI-PE. Ariano vai falar sobre "Estratégia de adoção

bottom of page