Nova diretoria
A Sucesu PE está de diretoria nova. Saiba quem são seus membros:
Cláudio Alcoforado, Presidente
Iderval Araújo, Administração e Finanças
Hygino Campos, Capital.Humano
Mônica Bandeira, Projetos de Inovação
Amaury Tavares Relações c/ usuários, fornecedores e parceiros
Rainier Michael, Assuntos Culturais e Comunicação
Ministra da Ciência e Tecnologia
A pernambucana Luciana Santos, natural de Recife, é a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações. Formada em engenharia elétrica, presidente nacional do PCdoB, ex vice-governadora de Pernambuco e ex secretária estadual de Ciência e Tecnologia. Luciana foi ainda deputada federal e estadual, além de prefeita da Olinda por dois mandatos.
Mauricélia Vidal assume Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
A governadora Raquel Lyra nomeia Mauricélia Vidal para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mauricélia éadministradora, mestre em Economia e doutoranda em Administração. Foi coordenadora do curso de Administração, diretora acadêmica, diretora executiva e reitora da Unifavip. Em 2012, tornou-se diretora regional do Nordeste do grupo americano Adtalem Global Education.
Robô aspirador
A carência de pessoal atingiu de fato a rede hoteleira. Nos Estados Unidos, após a pandemia, os hotéis setor não conseguiram trazer de volta o mesmo quadro de funcionários, especialmente os de limpeza. Resultado: apostaram no robô Whiz, um robô aspirador de meio metro de altura e 30 quilos, fabricado pela RobotLAB.
O funcionário cibernético “não se importa” de trabalhar até tarde da noite e nos feriados, e sem folgas. Só precisa mesmo da troca dos sacos a vácuo e de baterias carregadas. Um investimento de US$ 30 mil (R$ 155 mil) em cada um dos robôs.
Avanços esperados em 2023
(Fonte: BBC)
1. A nova geração de vacinas
Depois do sucesso das vacinas de mRNA contra a pandemia de covid-19, estão sendo desenvolvidos todos os tipos de vacinas com essa tecnologia contra uma série de doenças. Na mira das vacinas estão malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose cística, câncer e vários tipos de doenças pulmonares, entre outras.
2. Observação espacial avançada
A ESA planeja lançar o telescópio Euclides em 2023, que permanecerá em órbita solar por seis anos para criar um mapa 3D do universo.
3. Missões à Lua
Uma das missões mais esperadas será o primeiro voo civil à Lua. Onze pessoas farão uma viagem de seis dias a bordo do foguete Starship da empresa SpaceX, de Elon Musk.
4. Engenharia genética CRISPR
Expectativa de aprovação da terapia CRISPR-Cas9, uma técnica de edição de genes que permite alterar uma cadeia de DNA, cortando parte dela e reconstituindo-a para formar uma nova sequência. O tratamento mostrou resultados promissores em ensaios clínicos contra duas doenças genéticas do sangue, incluindo a doença falciforme.
5. Medicamentos contra Alzheimer
O órgão regulador dos EUA anunciará se o medicamento capaz de retardar a destruição do cérebro afetado pelo Alzheimer, anunciado em novembro, e recebido pela comunidade científica como um grande avanço, poderá ser disponibilizado para o tratamento de pacientes de Alzheimer nos estágios iniciais da doença.
Comments