top of page
CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

  • Sucesu PE

Coluna Tech


Nova diretoria


A Sucesu PE está de diretoria nova. Saiba quem são seus membros:

Cláudio Alcoforado, Presidente

Iderval Araújo, Administração e Finanças

Hygino Campos, Capital.Humano

Mônica Bandeira, Projetos de Inovação

Amaury Tavares Relações c/ usuários, fornecedores e parceiros

Rainier Michael, Assuntos Culturais e Comunicação



Ministra da Ciência e Tecnologia


A pernambucana Luciana Santos, natural de Recife, é a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações. Formada em engenharia elétrica, presidente nacional do PCdoB, ex vice-governadora de Pernambuco e ex secretária estadual de Ciência e Tecnologia. Luciana foi ainda deputada federal e estadual, além de prefeita da Olinda por dois mandatos.


Mauricélia Vidal assume Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação


A governadora Raquel Lyra nomeia Mauricélia Vidal para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Mauricélia éadministradora, mestre em Economia e doutoranda em Administração. Foi coordenadora do curso de Administração, diretora acadêmica, diretora executiva e reitora da Unifavip. Em 2012, tornou-se diretora regional do Nordeste do grupo americano Adtalem Global Education.



Robô aspirador


A carência de pessoal atingiu de fato a rede hoteleira. Nos Estados Unidos, após a pandemia, os hotéis setor não conseguiram trazer de volta o mesmo quadro de funcionários, especialmente os de limpeza. Resultado: apostaram no robô Whiz, um robô aspirador de meio metro de altura e 30 quilos, fabricado pela RobotLAB.

O funcionário cibernético “não se importa” de trabalhar até tarde da noite e nos feriados, e sem folgas. Só precisa mesmo da troca dos sacos a vácuo e de baterias carregadas. Um investimento de US$ 30 mil (R$ 155 mil) em cada um dos robôs.



Avanços esperados em 2023

(Fonte: BBC)


1. A nova geração de vacinas

Depois do sucesso das vacinas de mRNA contra a pandemia de covid-19, estão sendo desenvolvidos todos os tipos de vacinas com essa tecnologia contra uma série de doenças. Na mira das vacinas estão malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose cística, câncer e vários tipos de doenças pulmonares, entre outras.


2. Observação espacial avançada

A ESA planeja lançar o telescópio Euclides em 2023, que permanecerá em órbita solar por seis anos para criar um mapa 3D do universo.


3. Missões à Lua

Uma das missões mais esperadas será o primeiro voo civil à Lua. Onze pessoas farão uma viagem de seis dias a bordo do foguete Starship da empresa SpaceX, de Elon Musk.


4. Engenharia genética CRISPR

Expectativa de aprovação da terapia CRISPR-Cas9, uma técnica de edição de genes que permite alterar uma cadeia de DNA, cortando parte dela e reconstituindo-a para formar uma nova sequência. O tratamento mostrou resultados promissores em ensaios clínicos contra duas doenças genéticas do sangue, incluindo a doença falciforme.


5. Medicamentos contra Alzheimer

O órgão regulador dos EUA anunciará se o medicamento capaz de retardar a destruição do cérebro afetado pelo Alzheimer, anunciado em novembro, e recebido pela comunidade científica como um grande avanço, poderá ser disponibilizado para o tratamento de pacientes de Alzheimer nos estágios iniciais da doença.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Brasil: 2º lugar em Governo Digital Dentre 198 países, o Brasil passou a ocupar a segunda posição no ranking de Governo Digital do Banco Mundial. O país só está atrás da Coreia do Sul, graças ao App

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um

Apagão de mão de obra A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, estima que, até 2025, sejam criadas 800 mil novas vagas na área de

bottom of page