top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

Trend Talk Agosto 2019

Atualizado: 23 de jun. de 2020

É preciso aprender a desaprender e a reaprender

Dica para ter sucesso na nova sociedade digital, discutida durante Trend Talk Sucesu PE

Tecnologia é para todos. Não é mais só para os profissionais de TI. E ai de quem não estiver plugado nessa nova sociedade digital. Esse foi o recado dado pelo coordenador Executivo do Laboratório de Inovação do Ministério Público de Pernambuco, Roberto Arteiro, durante o Trend Talk Sucesu PE, realizado no dia 27 de agosto de 2019, no restaurante Spettus de Boa Viagem. A plateia atenta, formada por empresários, representantes dos governos, e profissionais de TI, assistiram uma aula sobre o cenário atual, mostrando como a transformação digital já está afetando a vida do cidadão.

“Preparar o futuro é desenvolver a expertise de se adaptar ao novo. Quem não estiver preparado a fazer um backup do que aprendeu e se dispor a reaprender pode ficar de fora do novo mundo. Porque o caminho da inovação é inevitável e o cidadão já sofre com isso. O fim dos empregos está aí. E nós, que somos protagonistas da transformação digital, devemos estar preparando a sociedade para isso.”, alerta Arteiro.

Para o presidente da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco, Sucesu PE, Romero Guimarães, a abordagem veio a calhar com o verdadeiro papel da Sucesu que é o de “alertar e preparar a sociedade para estas mudanças. É preciso se reinventar durante a trajetória profissional. Não dá mais para criar um negócio e achar que ele vá durar décadas. Por isso promovemos eventos como esse jantar para nos reciclarmos, sabermos do que vem acontecendo no mundo, e que amanhã já pode estar velho”, comenta Romero.

Segundo Arteiro, a transformação digital já é uma realidade. “As empresas mais valiosas do mundo estão ligadas a indústria digital. Todo dia surgem startups com conceitos novos, oferecendo produtos e serviços com custo mais baixo e com melhor qualidade. Logo, as empresas e os governos precisam realizar um planejamento estratégico, analisar as tendências tecnológicas, identificar as oportunidades e extrair daí as vantagens da transformação digital para se tornarem mais competitivas e prestarem melhores serviços à população. Mesmo que o preço agora seja alto, afinal inovar é caro e ainda arriscado. Mas é fundamental. Daí a importância de se buscar investidores, parcerias.”

Arteiro sugere ainda que os CIOs procurem entender os fatores críticos de sucesso de suas empresas e pede para deixarem de lado a tendência de observar apenas os aspectos técnicos da tecnologia, e olhar os aspectos de ganhos econômicos e de negócio, pois “para enfrentar o desafio de manter criação de empregos de forma sustentável, é necessário promover inovação organizacional. Isso significa que é importante criar novas estruturas organizacionais, novos modelos de negócio que alavanquem tecnologia e habilidade humanas”.

Arteiro encerrou a noite citando o Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do Ministério Público de Pernambuco - MPLabs, uma iniciativa que vem sendo muito elogiada e procurada pelos governos de vários estados interessados em copiar o modelo. O MPLabs tem como papel fomentar a inovação no âmbito do MPPE, através da promoção de capacitações, da busca de novas tecnologias, da coordenação do desenvolvimento de projetos inovadores e da busca e captação de recursos para os investimentos nessa área.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page