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Por Etiene Bahé


A SUCESU PE foi parceria da SAP no SAP Innovation Tour Recife, realizado no último dia 20, no Restaurante Spettus, em Boa Viagem. O evento reuniu líderes de tecnologia e recursos humanos de Recife e região. Na pauta, soluções inovadoras, gestão de capital humano e, claro, muitas histórias de sucesso compartilhadas. Entre elas, o case de sucesso da cliente Magnum Tires, distribuidora de pneus e câmaras de ar do Brasil, que optou pela RISE with SAP para habilitar seu crescimento sustentável, com uma arquitetura segura, escalável e confiável para alavancar os benefícios da nuvem.


“Tomamos a melhor decisão, porque tínhamos uma expectativa de crescimento, mas não era tão alta, fomos surpreendidos, porque geralmente em um ano de mudança, tende a ter uma queda para ter um crescimento posterior, e a Magnun cresceu 44%, praticamente metade do seu tamanho. Então hoje nos sentimos seguros e confortáveis por saber que podemos explorar novas soluções, ter ambientes multiplicativos, se conectar com soluções de mercados especialistas através da plataforma SAP. Estamos agora focados em trazer mais automação, mais velocidade para operação e entendemos que a SAP vai nos ajudar nisso”, comemora o gerente de TI da Magnun Tires, João Paulo Melo.


Segundo o vice-presidente da RISE With SAP, Rodrigo Susaki, as empresas hoje buscam a SAP para encontrar um sistema que atenda o negócio com a agilidade, segurança e a escalabilidade que precisam. “A nossa nuvem permite extrair maior valor ao uso do sistema. Vale informar que uma série de clientes também busca a SAP pela confiança na governança e na credibilidade que a empresa passa como um dos capitais que, inclusive, valoriza a marca da companhia. A gente tem estudos que mostram que as empresas que passam a implementar a SAP, ganham uma valoração em torno de 3 a 10%. Faz bastante sentido, avaliar a escolha pensando no crescimento da companhia.”, justifica.


O vice-presidente de Plataforma e Tecnologia da SAP, Júnior Freitas, explica a estratégia as SAP. “A estratégia da SAP é ter uma plataforma em nuvem, aberta e flexível, que permita todas as facilidades de ferramentas tecnológicas para suportar uma gestão de negócios. O coração da SAP, onde ela sempre se desenvolveu, foi em aplicações de negócios. Então o que a plataforma de negócios faz, que é o BTP, é oferecer todos os serviços tecnológicos que a empresa precisa para dar o melhor suporte a gestão do negócio, seja a capacidade analítica, gestão de dados, desenvolvimento de aplicação, integração entre sistemas, tudo que envolve serviços tecnológicos para fazer esse arcabouço de soluções. Existem soluções SAP e não SAP, fazemos com que funcionem junta. A gente tem o BTP para permitir essa integração”, garante.


Durante o evento também foi discutido o potencial do mercado tecnológico nordestino. “O Nordeste em termos de tecnologia, é um mercado bem explorado, mas que ainda há um enorme potencial. A gente tem desde empresas centenárias, que já são clientes SAP, até clientes mais novos, que estão iniciando a jornada conosco, e a gente vê que tem mercado para todos, com mão de obra qualificada como também empresas que têm potencial para usar produtos que a gente ainda não ofereceu. Ainda que a economia seja muito carregada no eixo sul-sudeste, o Nordeste é uma potência de tecnologia também, sobretudo, Recife, que é um polo de tecnologia”, dispara o diretor de Novos Negócios da SAP, Luis Patrici.






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Atualizado: 6 de nov. de 2023


Por Etiene Bahé


O diretor dos supermercados Arco-Mix e Arco-Vita e presidente do Sindvarejista-PE, Edivaldo Guilherme dos Santos contou detalhes da evolução tecnológica do supermercado Arco-Mix durante o Trend Talk promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco, nessa terça-feira (26).


O evento, realizado na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, reuniu associados da SUCESU PE e alguns convidados representantes de vários segmentos, além de funcionários de tecnologia e marketing dos supermercados envolvidos. Em sua apresentação sobre “Varejo alimentício 4.0: a jornada tecnológica do supermercado Arco-Mix”, Edivaldo contou o segredo do sucesso da rede que dirige, enfatizando a importância de se enxergar as oportunidades, saber a hora de mudar, ser ousado e apostar na tecnologia.


“Devemos sempre estar atentos à evolução das coisas. O Varejo 4.0 nada mais é que um composto de ferramentas que usamos para aprimorar nossos serviços, compreender a necessidade dos nossos clientes. Começamos com uma balança e uma máquina de datilografia e hoje temos presença online - vendas via aplicativo no smartphone, mas continuamos investindo em tecnologia”, justificou.


História - A história da rede de supermercados Arco-Mix e Arco-Vita começou com os pais de Edivaldo, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. “Meu pai trabalhava na Usina Santo Inácio e quando se casou com minha mãe tudo mudou. Ela era filha de comerciantes, ajudava os pais da feira de Pombos. Logo, não conseguiu ser dona de casa e resolveu botar uma vendinha na vila da usina. O negócio foi crescendo e meu pai resolveu pedir demissão. Daí, compraram um box de seis metros no mercado público do Cabo, onde tudo começou”, relembrou.


Segundo o empresário, ele e os irmãos começaram a trabalhar desde cedo, por volta dos sete anos de idade. Mesmo sem consultoria, apostaram na inovação. Sempre estiveram de olhos no que a concorrência estava fazendo para melhorar os serviços e atrair mais clientes. “Somos uma empresa familiar. Eu e meus irmãos começamos a trabalhar desde criança, ajudando nossos pais. E hoje, depois de muito trabalho, chegamos aonde estamos. São mais de dois mil colaboradores, 19 lojas, sendo 16 de varejo e três de atacarejo. Sempre seguindo os valores que foram repassados por nossos pais, entre eles, não esquecer jamais do lado social”.




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Por: Cláudio Alcoforado.


24 horas é o tempo necessário em um dia para atender as minhas prioridades, se eu souber identificá-las. Se 24 horas não são necessárias para resolver as minhas prioridades em um dia, estou precisando dividir tarefas. A priorização é uma das disciplinas da gestão do tempo e voltaremos a tratar sobre ela mais na frente. E o respeito ao tempo do outro? Também precisamos conversar sobre isso. A gestão do tempo é tema recorrente nas conversas com o professor Eduardo Aguiar. Transcrevo algumas de suas observações:


A gestão do tempo é um processo no qual se adquire controle sobre as horas disponíveis para a realização das atividades, equilibrando a importância das ações desempenhadas e levando ao cumprimento do que foi planejado.


O tempo é um recurso não renovável, irreversível, não flexível e perecível, portanto não estocável (SANTOS e SANTOS, 2014).


O processo inicial requer análise da situação e planejamento, porém visa diminuir o stress provocado pelas pressões da sociedade moderna.

No ambiente de trabalho, a gestão do tempo é um forte aliado na obtenção dos objetivos e metas planejados.


Algumas palavras são sempre citadas no ambiente da gestão do tempo: prazos, pressões, quantidade e qualidade. Na sociedade moderna os prazos são cada vez mais curtos, exigindo não só uma quantidade de atividades desempenhadas em menor tempo, como com uma qualidade adequada, gerando uma pressão que leva ao stress. Cobranças são comuns para que os trabalhos sejam desenvolvidos sem a necessidade de horas extras, tornando os objetivos cada vez mais difíceis de alcançar (Fonseca, 2014).


Dependendo da personalidade, a pressão por prazos leva a pessoa a ficar ansiosa, agitada, impaciente, agressiva, competitiva, tensa ou hostil. Em contrapartida, outras podem trabalhar normalmente, continuando tolerantes, relaxadas e tranquilas.


O stress provocado pelo pouco tempo para o exercício das funções é prejudicial à saúde, com diversas reações provocadas ao organismo. Cabe à gestão do tempo diminuir a pressão sobre as pessoas.


Alguns fatos colaboram para o desperdício de tempo, dentre os quais os problemas inesperados, a tecnologia disponível (celulares, mídias sociais, etc.) e a diminuição das equipes de trabalho provocada pela forte concorrência que diminui as margens de lucro das empresas. Visando administrar melhor o tempo, algumas práticas são aconselhadas, segregadas em ações de planejamento, comportamentais e de infraestrutura:


PLANEJAMENTO :


a) Identificar os fatos que geram desperdícios de tempo;

b) Possuir e cumprir a agenda;

c) Descentralizar ações;

d) Evitar excessos de reuniões;

e) Fazer reuniões com pauta e objetividade;

f) Definir claramente as responsabilidades e autoridade;


COMPORTAMENTAIS


a) Possuir filtros de atendimentos pessoais e telefônicos;

b) Evitar interromper os demais durante o expediente;

c) Definir as ações de forma clara e objetiva;

d) Respeitar horários;

e) Fixar prioridades;

f) Saber dizer NÃO;

g) Eliminar a procrastinação;

h) Evitar o perfeccionismo;


INFRAESTRUTURA


a) Escolher bem o local da empresa;

b) Projetar adequadamente o ambiente de trabalho;

c) Manter organizado o ambiente de trabalho.


Uma tendência do mundo atual é a utilização do tempo como diferencial competitivo, sendo algo a ser praticado por todos nas organizações, desde os executivos até os que ocupam os escalões mais baixos. O tempo é um recurso escasso e que ao bem aproveitá-lo, refletirá nos custos da empresa. Pensar na Qualidade de Vida ao gerenciar o tempo também é uma tendência. O executivo que faz bom uso da tecnologia, otimizando o tempo, pode aumentar a receita e diminuir as despesas da organização (JUNQUEIRA, 2014). O autor criou uma matriz que relaciona as atividades urgentes e importantes, classificando-as em quatro dimensões:


IMPORTANTES E URGENTES:


a) Crises

b) Grandes projetos

c) Atividades com pressões externas

d) Conflitos com grandes clientes

e) Conflitos com familiares e amigos

f) Cobrança de resultados decisivos


IMPORTANTES E MENOS URGENTES:


a) Prevenção de problemas

b) Planejamento

c) Prospecção de oportunidades

d) Fortalecimento de relacionamentos e amizades

e) Buscas de novas formas de atuação

f) Reflexões e avaliações de processos

MENOS IMPORTANTES E URGENTES:


a) Interromper o trabalho para atender solicitações

b) Atividades de curto prazo

c) Resposta imediata a terceiros


MENOS IMPORTANTES E MENOS URGENTES


a) Reuniões e discussões de pouca importância

b) Hiperatividade social no trabalho

c) Fofocas

d) Visitas sociais por obrigação



Eduardo Aguiar é especialista em gestão, consultor e professor da FAFIRE - Recife - PE.


Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos na Blue Technology e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).


Fonte de consulta:

@eaguiar1960

@claudioalcoforado

@bluetechnology_




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