testeira.png

Blog

Buscar
  • sucesupe

Sucesu PE, MPPE, Porto Digital e Google na Inforuso 2020

Atualizado: Ago 10



O presidente da Sucesu Pernambuco, Romero Guimarães, convidou o Presidente do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios (MPLabs) e secretário de TI do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Promotor de Justiça, Antônio Rolemberg, o idealizador e fundador do MPLabs, Roberto Arteiro, o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, e um representante da Google para participarem da trilha Inovação e Empreendedorismo na Transformação Digital da 37ª edição da INFORUSO, na próxima quinta-feira (13 de agosto), às 17h. Um evento nacional, promovido pela Sucesu Nacional e realizado pela Sucesu Minas.

Na pauta pernambucana, a apresentação do case de sucesso do MPPE em parceria com o Porto Digital, sobre a criação de soluções para desafios da administração pública através da inovação aberta. “O MPPE foi o primeiro órgão do Brasil a criar a condição de contratação governamental de inovação aberta. Um modelo jurídico baseado no Marco Legal da Inovação para realizar inovação aberta por meio do MPLabs, resolvendo o maior desafio desse tipo de iniciativa que é a compra pública em escala do produto e/ou serviço validado. Até então, no Brasil, o gestor interessado em comprar inovação possuía dois grandes entraves: falta de mecanismos de aquisições públicas eficientes e falta de segurança jurídica para compra de inovação. E ainda, poucos empreendedores, estavam interessados em vender para o setor público, porque o privado é mais atraente pela facilidade da compra e menor burocracia”, explica Guimarães.


O MPLabs visa garantir a transformação digital, a fim de atender melhor às demandas sociais, antecipando problemas e conflitos, aumentando o custo-eficiência, seja lendo e redigindo peças jurídicas com maior velocidade, seja monitorando processos e mapeando o modelo de decisão dos seus membros. Para estruturar seu processo de inovação aberta, o MPPE precisou garantir que o ecossistema de startups, academia e centros de pesquisa e inovação estariam envolvidos e aportando expertise de negócios e tecnologia no projeto. Por isso fechou uma parceria com o Porto Digital através da Lei de Inovação nº 13.343/2016. A Inforuso 2020 é um evento gratuito e todo online. Terá como tema “Humano Digital: uma nova versão”, contextualizando as relações humanas na chamada sociedade 5.0. Será realizado de 11 a 14 de agosto. Inscrições no site inforuso.com.br .

21 visualizações
© 2020 - Sociedade de Usuários de Tecnologia
Desenvolvido pela