CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

Sucesu PE, MPPE, Porto Digital e Google na Inforuso 2020

Atualizado: 10 de ago. de 2020



O presidente da Sucesu Pernambuco, Romero Guimarães, convidou o Presidente do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios (MPLabs) e secretário de TI do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Promotor de Justiça, Antônio Rolemberg, o idealizador e fundador do MPLabs, Roberto Arteiro, o diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, e um representante da Google para participarem da trilha Inovação e Empreendedorismo na Transformação Digital da 37ª edição da INFORUSO, na próxima quinta-feira (13 de agosto), às 17h. Um evento nacional, promovido pela Sucesu Nacional e realizado pela Sucesu Minas.

Na pauta pernambucana, a apresentação do case de sucesso do MPPE em parceria com o Porto Digital, sobre a criação de soluções para desafios da administração pública através da inovação aberta. “O MPPE foi o primeiro órgão do Brasil a criar a condição de contratação governamental de inovação aberta. Um modelo jurídico baseado no Marco Legal da Inovação para realizar inovação aberta por meio do MPLabs, resolvendo o maior desafio desse tipo de iniciativa que é a compra pública em escala do produto e/ou serviço validado. Até então, no Brasil, o gestor interessado em comprar inovação possuía dois grandes entraves: falta de mecanismos de aquisições públicas eficientes e falta de segurança jurídica para compra de inovação. E ainda, poucos empreendedores, estavam interessados em vender para o setor público, porque o privado é mais atraente pela facilidade da compra e menor burocracia”, explica Guimarães.


O MPLabs visa garantir a transformação digital, a fim de atender melhor às demandas sociais, antecipando problemas e conflitos, aumentando o custo-eficiência, seja lendo e redigindo peças jurídicas com maior velocidade, seja monitorando processos e mapeando o modelo de decisão dos seus membros. Para estruturar seu processo de inovação aberta, o MPPE precisou garantir que o ecossistema de startups, academia e centros de pesquisa e inovação estariam envolvidos e aportando expertise de negócios e tecnologia no projeto. Por isso fechou uma parceria com o Porto Digital através da Lei de Inovação nº 13.343/2016. A Inforuso 2020 é um evento gratuito e todo online. Terá como tema “Humano Digital: uma nova versão”, contextualizando as relações humanas na chamada sociedade 5.0. Será realizado de 11 a 14 de agosto. Inscrições no site inforuso.com.br .

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um