testeira.png

Blog

Buscar
  • Sucesu PE

LIVE - A Inovação é necessária e veio para ficar

Atualizado: Jun 23


A Sucesu PE realizou no dia 06 de maio deste ano (2020) sua primeira live nos tempos de pandemia. E, claro, o tema não tinha como não ser alusivo ao crescimento do uso da tecnologia tanto no setor privado quanto no público. E, para falar da importância da telemedicina na saúde pública, os convidados, Jailson Correia, Secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, e Rafael Figueiredo, Procurador Geral da Prefeitura do Recife, relataram o avanço tecnológico na saúde pública e suas vantagens no enfrentamento à pandemia.

O cientista e médico Dr. Jailson Correia, um entusiasta da telemedicina, diz não ter dúvida que a inovação é necessária e veio para ficar. “O aplicativo Atende em Casa, por exemplo, é um modelo de atendimento que tira as pessoas da fila das unidades de saúde, que faz o diagnóstico à distância. Esse tipo de solução vai continuar a fazer parte do cenário pós pandemia. Inclusive gostaria de parabenizar os profissionais do Atende em Casa pelo brilhante trabalho que vêm realizando”.

O Atende em Casa é um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Google, Pitang, Brany e Fábrica de Negócios, com o apoio do Governo do Estado, que garante ao recifense orientações virtuais sobre a Covid-19. Permite uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma vídeochamada com enfermeiros ou médicos. A ferramenta pode ser acessada por celular (smarthphone) ou computador através do endereço www.atendeemcasa.pe.gov.br.

Do ponto de vista jurídico com a evolução da telemedicina, o procurador Rafael Figueiredo abordou a questão da privacidade e do home office. “De um lado o paciente, do outro o profissional. Precisamos dar o suporte jurídico ao médico para que não sofra nenhum tipo de abuso, memes... e ao cidadão, que às vezes acha que sua privacidade está sendo violada pelo governo, que está sendo rastreado. E a outra questão está no trabalho. Como se computar as horas extras, por exemplo?”

Os secretários provocados pelos mediadores, os vice-presidentes da Sucesu-PE, Claudio Castro e Clímaco Feitosa, abordaram a parceria da Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco para a aquisição de kits para diagnosticar a COVID-19 nos pacientes de maneira mais precisa. “Agora mesmo, a Prefeitura investiu R$500 mil na compra de kits modernos do tipo RT-PCR que devem estar chegando na segunda quinzena. Com eles o resultado dos exames será muito mais preciso”, diz Rafael. “O teste pode até diagnosticar uma pessoa assintomática.”, completa Dr. Jailson.

Assista a LIVE no canal da SUCESU-PE no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=t9J_YP-s190

0 visualização
© 2020 - Sociedade de Usuários de Tecnologia
Desenvolvido pela