top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorEtiene Bahé

Inteligências Artificiais generativas no Trend Talk SUCESU PE

Por: Etiene Bahé


As Inteligências Artificiais (IA) conseguem aprender identificando padrões em grandes conjuntos de dados e as "generativas" com uma abordagem inovadora denominada "transformer", tornou as redes neurais artificiais mais eficientes e eficazes em várias atividades, em especial no processamento de linguagem natural. Esse tema foi abordado na quarta-feira (26) pelo doutor em IA, Álvaro Pinheiro, durante o Trend Talk SUCESU PE, realizado no Moinho.


Palestrante em conversa com participantes do evento
Álvaro Pinheiro, doutor em IA

Os associados da SUCESU e convidados tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a ferramenta que trabalham diariamente. Afinal, as IAs são ensinadas a partir de grandes bases de dados com a intenção de que sejam capazes de adquirir o padrão de construção desses dados para assim gerar novos dados únicos e originais. É possível criar músicas, petições, textos, imagens... Uma vez treinadas, essas redes podem gerar novas amostras que são semelhantes aos exemplos de treinamento.


“A Inteligência Artificial funciona de maneira semelhante a um papagaio, replicando facilmente tudo que lhe ensinamos, mas apenas as funções cognitivas algorítmicas. Dessa forma, ela é extremamente útil para agilizar o trabalho de qualquer profissional, sem substituir o talento e a criatividade humana. Atualmente, a IA é uma ferramenta crucial para a produção. Aqueles que não a utilizarem correm o risco de ficar para trás no mercado, seja como profissionais, governantes ou empresas”, alerta Álvaro.


Existem diversos serviços na internet que utilizam algum tipo de IA generativa. o ChatGPT é uma das ferramentas mais famosas, quando o produto é texto. Usar o GPT como modelo para gerar as respostas é seu diferencial. Entre as vantagens da utilização das IAs estão: automatização de tarefas repetitivas, redução de custos e análise de dados. Entre as desvantagens, produção de conteúdo nocivo, reprodução de textos usados no treinamento e limitação na produção de conteúdo totalmente original.



Palestrante de frente para o publico.
Palestra realizado no Moinho, Recife-PE.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page