Por Cláudio Alcoforado
Recentemente escrevi um post com o título “Cabeças de Burro, você acredita nelas?”. Nele, procurei tratar sobre uma destas crenças que se estendem até a área de negócios. Recentemente, nas minhas caminhadas matinais, que chamo de insight Walking, vi uma cena que me surpreendeu. Uma área central da capital de Pernambuco, próximo ao encontro do mar com as desembocaduras dos rios Capibaribe e Beberibe, vi um pescador retirar das águas, um peixe de um tamanho razoável e dificilmente visto em águas de centro de capital, onde geralmente se concentra um maior nível de poluição.
A expressão “O mar não está pra peixe” significa que a situação não está favorável e que o momento não é ideal para arriscar. Essa expressão tem sido também muito usada no mundo dos negócios. Neste mundo vai ter a vantagem competitiva que realmente avalia todos os fatores de riscos e oportunidades, e investe, e acerta. Realmente, em algumas situações, as condições não estão favoráveis para obter resultados, mas muitos desistem baseados em falta de persistência, em má avaliação ou até por ir atrás da conversa de quem acha que não vai dar “pesca” naquele mercado. Isso ocorre muito também na área de tecnologia.
Este pescador não acredita no ditado e deve conhecer bem onde está prospectando e foi recompensado com um belo e grande peixe para levar pra casa.
Cláudio Alcoforado é Gestor Comercial na Blue Technology e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).
Fonte de consulta:
Cabeças de Burro, você acredita nelas?, publicado https://www.linkedin.com/posts/sucesupe_sucesupe-tecnologiadigital-pernambuco-activity-7134962931233869826-NhxN/?originalSubdomain=pt
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