Um guia para a comunicação dos resultados da T.I.
Por Cláudio Alcoforado
Com o tema CIO e o Endomarketing, como obter reconhecimento dos resultados da TI, Elton Ponce, Gerente Sênior de Estratégias Digitais do Jornal do Commercio, promoveu um debate no Clube da T.I. da SUCESU PE.
Podemos constatar um grande alinhamento entre as estratégias propostas por Elton e o que publicamos na parte I deste artigo.
Elton começou destacando a importância de ter a T.I. alinhada com o planejamento estratégico da organização, provocando os CIOs a saírem de suas cadeiras e ir conversar com seus pares de todas as áreas, entendendo as necessidades dos departamentos e tornando as prioridades claras para todos.
Em seguida foi dado destaque à comunicação dos resultados, para o CIO publique quanto de economia foi feito com ações da TI, quanto foi gerado de receita e como os processos foram melhorados.
Também foi dada ênfase à educação e ao treinamento com programas de educação para os diversos times e à importância de divulgar conhecimento de TI com outras áreas.
Novamente foi debatido sobre os resultados da T.I. que deve compartilhar sua demonstração de valor tanto para os projetos feitos na casa como os projetosterceirados, comprovando celeridade na entrega. Neste momento deve-se detalhar estudos de caso sobre os projetos concluídos.
Finalmente tratou-se sobre a colaboração com a área Endomarketing da organização, criando clubes de compartilhamento de ideias, publicando artigos e vídeos executivos nas redes sociais, montando um newsletter atualizada periodicamente, engajando “Colabs” com o perfil da empresa, usando o LinkedIn como “inspiracional” e promovendo eventos para conquistar a colaboração de todos.
O Clube da T.I. foi muito bem-sucedido e obteve grande participação do público presente.
Cláudio Alcoforado é presidente da SUCESU PE e gestor comercial na Blue Technology.
@claudioalcoforado
Comments