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A EMPREL no Porto Digital



Bernardo d’Almeida, presidente da EMPREL



O novo diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática (EMPREL), Bernardo Juarez D'Almeida conversou com o blog SUCESU PE sobre as vantagens da mudança da EMPREL para o Porto Digital, no final da gestão do seu antecessor, Eugênio Antunes, que esteve à frente da casa por oito anos. Bernardo falou das estratégias da atual gestão para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços de TIC tanto para a Prefeitura do Recife quanto para a população e ainda do trabalho que está sendo desenvolvido a fim de tornar os serviços disponíveis ao cidadão totalmente digitais.




Bernardo d’Almeida, presidente da EMPREL


Por Etiene Bahé

SUCESU PE – Presidente, o senhor assumiu a EMPREL no começo desse ano, em plena pandemia, e já pegou um ambiente novo, estrategicamente localizado dentro do Porto Digital, o maior e um dos mais importantes parques tecnológicos do Brasil. Qual sua opinião sobre a nova casa? Quais as vantagens em ser vizinho de um dos maiores parques tecnológicos do mundo?

Bernardo d’Almeida – A nova sede da EMPREL é mais um marco da história de 51 anos da empresa. Estrutura moderna, próxima da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e dentro do Porto Digital, possibilita o atendimento mais ágil com nosso principal cliente - a PCR, e sinergia com um dos principais centros tecnológicos da América Latina.

SUCESU PE – O Porto Digital é conhecido como o Vale do Silício do Nordeste porque é considerado um polo de inovação e abriga incubadoras de negócios, centros de pesquisa, instituições de ensino e grandes empresas. É possível aproveitar a proximidade para firmar parcerias com as empresas locais a fim de aperfeiçoar os serviços que já existem ou até criar novos para melhorar a vida da população?

Bernardo d’Almeida – A EMPREL estabelece parcerias com o Porto Digital desde o início do primeiro governo do Prefeito Geraldo Júlio. São inúmeras contratações ao longo dos últimos anos, no qual o propósito de mudança para uma nova sede no Bairro do Recife tornou-se ainda mais premente. Esta localização estratégica será aproveitada para que parcerias, contratações, e convênios sejam ainda mais frequentes.

SUCESU PE - A pandemia tem forçado a transformação digital nas empresas públicas e privadas. A EMPREL está pronta para atender a demanda da população no que tange a oferta de serviços digitais? E pode ainda oferecer incubação de Projetos de Negócios Inovadores na área de produtos e serviços públicos, submetidos por startups locais?

Bernardo d’Almeida – O dinamismo da EMPREL ficou ainda mais acelerado com a Pandemia. Vários serviços foram oferecidos para população como o Conecta Recife App, Aulas síncronas e assíncronas para os alunos da Rede Municipal, Atende em Casa para pessoas com suspeita de Covid contratarem profissionais da saúde sem precisar sair de casa, o agendamento da vacina onde o Prefeito João Campos foi pioneiro no Brasil, etc. O período atual está bem propício para que avancemos com startups em busca de projetos inovadores para a população.

SUCESU PE – Quanto à formação de mão-de-obra especializada, para atender, principalmente, as demandas na região, há algum projeto encaminhado? A SUCESU PE, por exemplo, está com o Capacita Sucesu PE saindo do forno. Inclusive, precisa de parceiros como a Prefeitura para disponibilizar espaços com wi-fi a fim de tornar possível os cursos online para formação de futuros profissionais de TIC, exclusivo para jovens carentes. A ideia é qualificar jovens de baixa renda, menores de 25 anos, de escola pública, para suprir a necessidade do mercado por profissionais especializados na área de TIC. Um trabalho social e bom para economia local.

Bernardo d’Almeida – A EMPREL tem cargos próprios com ingresso através de concurso público bastante concorrido. Esses quadros estão em permanente qualificação conforme as demandas de cada diretoria. A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), através da secretária Adriana Rocha, vem também promovendo a qualificação da população através de tecnologia. A EMPREL aplaude a iniciativa da SUCESU para apoiar o programa social, que será destaque para nossa capital.

SUCESU PE - A nova sede também fica muito próxima (a 800m) do seu principal cliente que é a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), onde também será instalado o futuro Data Center. Essa convivência social, depois de todos vacinados contra o coronavírus, claro, deve possibilitar o surgimento de novos negócios?

Bernardo d’Almeida – A EMPREL estabelece parcerias com o Porto Digital desde o início do primeiro governo do Prefeito Geraldo Júlio. São inúmeras contratações ao longo dos últimos anos, no qual o propósito de mudança para uma nova sede no Bairro do Recife tornou-se ainda mais premente. Esta localização estratégica será aproveitada para que parcerias, contratações, e convênios sejam ainda mais frequentes.

SUCESU PE – A EMPREL está com pouco mais de 50 anos. Em Recife não se fala em tecnologia sem lembrar da EMPREL e até hoje não para na busca pela inovação. Foi até finalista do Prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). E detém ainda o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration) Nível 3 de maturidade, para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software. Quais são seus principais projetos, hoje em dia?

Bernardo d’Almeida – A EMPREL tem o papel da gestão do atual Prefeito João Campos de motor da transformação digital do Recife e muitos projetos estão no forno como o Novo Portal da Prefeitura com diversos serviços para o cidadão, inclusive o relacionamento entre os cidadãos para oferta de serviços, a desburocratização com eliminação de papel, o avanço do Atende em Casa da SESAU, simplificação do atendimento ao contribuinte, etc.

SUCESU PE – Quantos profissionais especialistas em TIC e da área administrativa que trabalham na Emprel?

Bernardo d’Almeida – Atualmente a EMPREL conta com 220 profissionais lotados na empresa, sendo 180 de TI. Todos com ampla experiência e notório saber em tecnologia e inovação.

Bernardo D’Almeida

Nascido no Recife e formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bernardo Juarez D’Almeida, 47 anos, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994. Em 2008, ingressou no time do Governo de Pernambuco ao assumir a Gerência Geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, cargo que ocupou até o final de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Ainda em 2011, a convite do então secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, iniciou os trabalhos de construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde. Também exerceu os cargos de Secretário de Justiça e Direitos Humanos, foi vice-presidente do Porto de Suape, secretário Executivo da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PE), secretário de Educação do Recife e atualmente ocupa o cargo de presidente da EMPREL.


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