CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

  • Sucesu PE

Trend Talk Digital discute a Revolução 4.0 com a Academia


A Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (Sucesu PE) reuniu na quarta (26/08) membros da Academia e do Governo para tratar da importância da aproximação das universidades com os setores público e privado no cenário atual, onde a pandemia acelerou o processo de transformação digital na sociedade. O primeiro a apresentar o mapa do que vem sendo traçado para aproximar a Universidade de Pernambuco da realidade da sociedade e, assim, contribuir com soluções inovadoras, foi o Reitor da UPE, Pedro Falcão. “Certos dessa necessidade já vínhamos há algum tempo levando conhecimento para o interior do Estado. Hoje a UPE possui campus e EAD em várias cidades. As parcerias que firmamos com órgãos feito a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), através do programa Sala de Aula Aberta, e o Porto Digital, nos Armazéns da Criatividade, e ainda em empresas privadas, vêm contribuindo no avanço da inovação e empreendedorismo no Estado”.


Na sequência o professor Associado e Livre Docente da UPE na POLI, Fernando Buarque, deu uma verdadeira aula de história sobre o avanço na área de ensino. “Em Atenas, a Academia seria 1.0; na Prússia, 2.0; e hoje deveríamos estar na Academia 4.0, mas não passamos nem pela 3.0. Porque, na maioria das universidades, o ensino ficou parado no século XVIII, na 2.0. Na UPE estamos fazendo diferente, o Sala de Aula Aberta é exemplo disso. A ação visa fazer um upgrade no velho modelo de ensino. Já são mais de 50 projetos entregues para o Governo, graças à parceria com a ATI. E ainda criamos o Laboratório de Inovação do Governo, também com a participação ativa da ATI, visando a formação de uma rede de compartilhamento não só de dados, mas de procedimentos de algoritmos inteligentes. Como exemplo do produto gerado desse laboratório podemos citar o Projeto Aurora, para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial na Procuradoria Geral do Estado (PGE)”.


Já o cientista-chefe do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônicos de Pernambuco (Parqtel), Prof. Alexandre Maciel, aproveitou o ensejo para divulgar a Residência Tecnológica em Ciência de Dados para Setor Automotivo, “fomentada pela Facepe, para trabalhar em problemas reais na planta da fábrica da Fiat Crysler. O edital deve ser lançado em outubro. Também fechamos com a Sudene contrato de mais duas residências tecnológicas: a Indústria 4.0 e a Cloud Computing. A expectativa é que o edital seja lançado em novembro”, alertou Alexandre. Para finalizar, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, apresentou os rumos que a Secretaria já está tomando, com o intuito de conectar Governo, Academia, Empresas, Sociedade em busca de inovação a fim de gerar mais competitividade, e, consequentemente, emprego e renda para a população.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um