testeira.png

Blog

Buscar
  • Sucesu PE

Trend Talk Digital discute a Revolução 4.0 com a Academia


A Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (Sucesu PE) reuniu na quarta (26/08) membros da Academia e do Governo para tratar da importância da aproximação das universidades com os setores público e privado no cenário atual, onde a pandemia acelerou o processo de transformação digital na sociedade. O primeiro a apresentar o mapa do que vem sendo traçado para aproximar a Universidade de Pernambuco da realidade da sociedade e, assim, contribuir com soluções inovadoras, foi o Reitor da UPE, Pedro Falcão. “Certos dessa necessidade já vínhamos há algum tempo levando conhecimento para o interior do Estado. Hoje a UPE possui campus e EAD em várias cidades. As parcerias que firmamos com órgãos feito a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), através do programa Sala de Aula Aberta, e o Porto Digital, nos Armazéns da Criatividade, e ainda em empresas privadas, vêm contribuindo no avanço da inovação e empreendedorismo no Estado”.


Na sequência o professor Associado e Livre Docente da UPE na POLI, Fernando Buarque, deu uma verdadeira aula de história sobre o avanço na área de ensino. “Em Atenas, a Academia seria 1.0; na Prússia, 2.0; e hoje deveríamos estar na Academia 4.0, mas não passamos nem pela 3.0. Porque, na maioria das universidades, o ensino ficou parado no século XVIII, na 2.0. Na UPE estamos fazendo diferente, o Sala de Aula Aberta é exemplo disso. A ação visa fazer um upgrade no velho modelo de ensino. Já são mais de 50 projetos entregues para o Governo, graças à parceria com a ATI. E ainda criamos o Laboratório de Inovação do Governo, também com a participação ativa da ATI, visando a formação de uma rede de compartilhamento não só de dados, mas de procedimentos de algoritmos inteligentes. Como exemplo do produto gerado desse laboratório podemos citar o Projeto Aurora, para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial na Procuradoria Geral do Estado (PGE)”.


Já o cientista-chefe do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônicos de Pernambuco (Parqtel), Prof. Alexandre Maciel, aproveitou o ensejo para divulgar a Residência Tecnológica em Ciência de Dados para Setor Automotivo, “fomentada pela Facepe, para trabalhar em problemas reais na planta da fábrica da Fiat Crysler. O edital deve ser lançado em outubro. Também fechamos com a Sudene contrato de mais duas residências tecnológicas: a Indústria 4.0 e a Cloud Computing. A expectativa é que o edital seja lançado em novembro”, alertou Alexandre. Para finalizar, o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, apresentou os rumos que a Secretaria já está tomando, com o intuito de conectar Governo, Academia, Empresas, Sociedade em busca de inovação a fim de gerar mais competitividade, e, consequentemente, emprego e renda para a população.

9 visualizações
© 2020 - Sociedade de Usuários de Tecnologia
Desenvolvido pela