CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

  • Sucesu PE

Trabalho híbrido, metaverso, IA... tudo o que está em alta em 2022


Ademir Piccoli aponta 7 tendências tecnológicas durante Trend Talk Sucesu PE


“É preciso entender o comportamento das pessoas para falar de tendências, falar de futuro. Afinal, uma revolução não acontece quando a sociedade adota novas tecnologias. E sim quando adota novos comportamentos.” Foi assim que o advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, deu início à sua apresentação na noite de ontem (21/03), durante o Trend Talk Sucesu PE, que abordou o tema Tendências Tecnológicas para 2022.


O primeiro evento presencial do ano da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (Sucesu PE) reuniu empresários de vários segmentos e gestores públicos de TI do setor público e privado para discutir os caminhos a serem seguidos durante uma pandemia que acelerou a transformação digital no Brasil e no mundo. Piccoli, após cruzamento de análises de tendências de vários institutos, apontou sete destaques que precisam ser observados no “novo normal”.


São eles: experiências híbridas e metaverso; gerenciamento de dados; generalização da nuvem 5G; segurança para uma nova era; Inteligência Artificial (IA) na tomada de decisão; gestão ágil, criativa e resiliente; propósito: sustentabilidade e inclusão. Segundo Piccoli, a previsão é que 60% das empresas adotarão o modelo híbrido de trabalho (remoto + presencial). O metaverso (desmaterialização do mundo físico) será a próxima geração da internet. Os diretores de Dados (CDOs) serão os novos diretores de TI (CIOs).


Em 2025, a computação em nuvem será generalizada. O aumento do uso de IA na tomada de decisão já é uma constante, assim como a preferência dos consumidores por marcas preocupadas em enfrentar as desigualdades sociais e com a preservação do meio ambiente. Para finalizar, apontou a oportunidade de negócio na rede social que já reúne mais de 4,7 bilhões de usuários, no metaverso (o universo dos jogos) - onde as empresas vendem online e ainda testam seus protótipos para vender no mundo real, e nas tecnologias exponenciais (inteligência artificial, blockchain, robótica, neurociência, manufatura digital e biotecnologia).


Segundo o presidente da Sucesu PE, Romero Guimarães, a apresentação de Ademir Piccoli, será disponibilizada no site www.sucesupe.org.br exclusivamente para patrocinadores e associados da Sucesu PE.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um