top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

IA. e a Consciência!

Atualizado: 20 de jun. de 2023

Em artigo publicado no Linkedin, intitulado IA é uma Ponte para o infinito?, Deepak Chora, autor indiano-americano, dá sua opinião sobre a independência dos computadores em relação aos humanos. Seus livros e vídeos o formaram uma das figuras mais conhecidas e ricas da medicina alternativa.

Desde que o ChatGPT entrou em cena, o uso da IA cresceu exponencialmente em todo o mundo. O ChatGPT atingiu índices recordes de adoção, segundo dados da OpenAl. A marca de 1 milhão de usuários foi atingida em apenas cinco dias, enquanto o Instagram levou dois meses e meio para atingir a mesma marca.

O médico e escritor considera que não deve haver tanta alarde em relação ao perigo que a IA representa para o mercado de trabalho: "A visão mais crível do futuro da inteligência artificial é também a mais simples: a IA vai mudar tudo. Nenhum aspecto do esforço humano escapará da influência da IA, sua enorme capacidade de computação, velocidade e sofisticado aprendizado de máquina. O impacto avassalador da IA esta aumentando com uma velocidade sem precedentes.", escreveu Chopra.


O autor dá a sua versão sobre as limitações de lA : "Mas uma palavra que você não verá - e não deve acreditar se o fizer no contexto de lA - é consciência. Por mais poderosa que a lA seja, uma máquina não pode duplicar a consciência humana, porque as máquinas não experimentam nada; eles computam. O que está surgindo como o próximo estágio da evolução do aprendizado de máquinaé a Inteligência Hibrida (HI), na qual a inteligência humanaé sumentada por bofs de lA. Isso é essencialmente o que está prestes a acontecer no diagnóstico médico. O médico ainda faz a chamada, com a lA como um aumento de sua habilidade.

"*HI depende do nível de consciência do usuário, o que é verdade, é claro, para qualquer ferramenta, voltando ás lâminas de pedra ancestrais feitas de cacos de silex. Uma simples lâmina, como a história provou, pode ser uma ferramenta indispensável a cozinha ou uma arma letal. A lâmina em si é neutra. Portanto, o debate sobre os aspectos negativos versus os aspectos positivos da lA está em aberto e provavelmente não será resolvido.

Cláudio Alcoforado é Gerente de Projetos da Blue Technology uma fabrica de software certificada CMMI-DEV e GPTW, especialista em executar projetos de software para empresas privadas e públicas em diversos estados do Brasil, e presidente da SUCESU-PE (Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco).

@claudioalcoforado @bluetechnology_


26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page