CA3169D2-0C5D-4853-8E64-A40DA42568A7.jpe

Por

ETIENE BAHÉ

Assessora de Imprensa e Gestora de Mídias Sociais na ATI / PE e na SUCESU / PE

  • Sucesu PE

A bola da vez: parceria com grandes plataformas para a transformação digital e financiamentos

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Dicas de como inovar e buscar recursos, no Trend Talk Sucesu PE da última terça (22/10).

O jantar de outubro da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (SUCESU PE), realizado na noite de ontem (22), no Fiordes Buffet, começou com a apresentação da diretora de Conteúdos Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Maria Luiza Borges, que compartilhou o trabalho de aproximação que as grandes plataformas, como o Google, o Facebook, estão fazendo para ajudar as empresas tradicionais de mídia na transformação digital.

“Com o aparecimento das fake news, as grandes plataformas decidiram tomar atitudes para não provocar o genocídio da mídia tradicional. Temos o ‘little help’ do Facebook e o ‘little help’ do Google. O Facebook escolheu alguns veículos para ser parceiro. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação está entre eles. Temos conseguido apresentar projetos, fazer treinamentos para acompanhar essa transformação avassaladora e desafiadora para todas as empresas que tradicionalmente tinham um modelo bem fundamentado como era o modelo de negócio da mídia do século XX. Já o Google lançou concurso internacional para América Latina a fim de financiar projeto de transformação em empresa de mídia e o Jornal do Commercio está participando desta premiação. Estamos bem confiantes. O resultado sai ainda este mês”.

Maria Luiza mencionou outra protagonista, a Amazon. “Até então a verba publicitária estava direcionada para o Google que ganha com os outros e para o Facebook que vende o que é dele. Mas agora temos outra grande plataforma para dividir o reinado – a Amazon, com o propósito exclusivo de vender, sabe exatamente o que as pessoas procuram. Lida com dados. Tudo está mudando muito rápido. É preciso acompanhar. A começar pela pauta que se faz hoje pelos comentários das redes sociais. Não vem mais da cabeça do jornalista como era antes”, esclarece.

Na sequência, o superintendente de Inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Paulo Roberto Costa, deu o caminho das pedras e as regras que precisam ser seguidas para conseguir financiamento em projetos de inovação nas empresas e instituições. “No Trend Talk tratei de apresentar os produtos e serviços da Finep na área de inovação e desenvolvimento de projetos. E ainda mencionei o Finep Educação que é um programa que está em operação há um ano e é de interesse de muitas instituições na capital pernambucana. Espero estreitar as relações entre a Finep e as empresas e instituições recifenses”.

O Trend Talk Sucesu PE é um jantar mensal, promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco, que tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de conhecimento e networking. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neandertais Ao contrário do que muitos Homo sapiens pensam existia vida familiar neandertal. Cientistas descobriram, neste mês, numa caverna da Sibéria, na Rússia, amostra de DNA que comprova isto. Um