top of page
banner_blog_da_sucesu_pe.png
  • Foto do escritorSucesu PE

1º Clube da T.I. do ano fala sobre os impactos da I.A. nas profissões

Por Etiene Bahé


No Clube da T.I. de ontem (30), o primeiro do ano, o doutor em Engenharia da Computação com ênfase em Inteligência Computacional, Álvaro Pinheiro, deu uma verdadeira aula sobre o impacto das inteligências artificiais, em especial, das generativas nos setores público e privado.

Em um pouco mais de uma hora de apresentação, o doutor conversou com os associados da Sucesu PE e seus convidados sobre o estudo, realizado em dezembro, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O documento alerta para as consequências que a IA pode causar, como o aumento das desigualdades salariais, prejudicando sobretudo a classe média, enquanto a classe com a renda mais elevada tende a aumentar ainda mais seus rendimentos com o desenvolvimento da tecnologia.

“40% dos empregos do mundo serão impactados com a IA. As pessoas precisam aprender a usar a tecnologia a seu favor para aumentar a produtividade e a renda e não estagnar. Porque tem profissões como médicos e advogados que podem ter a IA como complemento, enquanto outras, como telemarketing, serão fortemente atingidas e até extintas, e ainda há as que não serão impactadas, como os agricultores”, explicou Álvaro.

O relatório do FMI indica que nos Estados Unidos e no Reino Unido, mais de 60% dos empregos atuais estão altamente expostos à inteligência artificial. No Brasil, 41% dos empregos têm alta exposição à IA. Já na Índia, esse percentual cai para 26%. “A IA tende a substituir empregos que são repetitivos, previsíveis e não exigem muita criatividade ou pensamento crítico. Mas, por enquanto, só conseguem realizar uma função, enquanto o ser humano tem capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo”, concluiu.

Para participar de outros eventos e atividades da SUCESU-PE, associe-se (Link na bio).

Whatsapp: (81) 97901-8276.

Diretoria SUCESU PE:

@josehyginocampos

@idervalcaraujo

@rainier.michael

@monicasbandeira

@amaury_tavares

@alcoforadoclaudio




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page